top of page

Previdência social: Como se aposentar pelo INSS



A aposentadoria é um dos principais benefícios oferecidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para se aposentar, é necessário contribuir para a Previdência Social por um determinado período de tempo. Neste post, vamos explicar como se aposentar pelo INSS e quais são os requisitos para isso.

  1. Conheça os tipos de aposentadoria

O INSS oferece vários tipos de aposentadoria, cada um com suas próprias regras e requisitos. Os principais tipos são:

  • Aposentadoria por idade: para quem completou a idade mínima de 62 anos (mulheres) ou 65 anos (homens).

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: para quem contribuiu por um determinado período de tempo (35 anos para homens e 30 anos para mulheres).

  • Aposentadoria por invalidez: para quem está permanentemente incapaz de trabalhar.

  • Aposentadoria especial: para quem trabalhou em condições prejudiciais à saúde, como na mineração ou na exposição a agentes químicos.



  • Verifique se você tem tempo de contribuição suficiente

Para se aposentar pelo INSS, é necessário ter um tempo mínimo de contribuição. Para a aposentadoria por idade, são necessários pelo menos 15 anos de contribuição. Já para a aposentadoria por tempo de contribuição, são 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Verifique se você tem o tempo de contribuição necessário para se aposentar.

  • Faça a solicitação da aposentadoria

Para solicitar a aposentadoria pelo INSS, é necessário agendar um atendimento presencial ou virtual pelo site ou aplicativo Meu INSS. Durante o atendimento, será necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovantes de contribuição para o INSS.

  • Aguarde a análise do pedido

Após a solicitação da aposentadoria, o INSS irá analisar o pedido e verificar se o solicitante cumpre todos os requisitos necessários. A análise pode levar alguns meses. É importante lembrar que a aposentadoria só será concedida se todos os requisitos forem atendidos.

  • Escolha a forma de recebimento da aposentadoria

Após a concessão da aposentadoria, é necessário escolher a forma de recebimento do benefício. O INSS oferece duas opções: depósito em conta corrente ou cartão magnético.


Conclusão


A aposentadoria é um benefício importante oferecido pelo INSS. Para se aposentar, é necessário conhecer os tipos de aposentadoria, verificar se você tem o tempo de contribuição suficiente, fazer a solicitação da aposentadoria, aguardar a análise do pedido e escolher a forma de recebimento do benefício. Lembre-se de que é importante planejar a aposentadoria com antecedência para garantir uma vida financeira mais tranquila na terceira idade.



Comments


ADS Projeto Mudar.gif
bottom of page