top of page

Como é feita uma tinta para micropigmentação



A micropigmentação, também conhecida como maquiagem definitiva ou tatuagem cosmética, é uma técnica estética que consiste na aplicação de pigmentos na pele para realçar a beleza e corrigir imperfeições, como sobrancelhas falhadas, olhos delineados e lábios definidos. Para realizar essa técnica com segurança e eficácia, é fundamental conhecer os tipos de tintas utilizados e como elas são produzidas.


As tintas para micropigmentação são formuladas com pigmentos minerais e orgânicos, que são misturados com solventes e aditivos para criar uma mistura homogênea e fluída. Os pigmentos minerais são derivados de substâncias naturais, como óxidos de ferro, dióxido de titânio e mica, enquanto os pigmentos orgânicos são sintéticos e podem ser derivados de uma ampla variedade de fontes, como corantes alimentícios e de tecidos.

A escolha dos pigmentos a serem utilizados depende do tipo de micropigmentação a ser realizada, bem como do tom de pele e cor natural dos cabelos e olhos do cliente. Por exemplo, para corrigir sobrancelhas, é comum utilizar pigmentos marrom, enquanto para delinear os olhos, pigmentos pretos ou azuis são mais indicados.


Os solventes utilizados na produção das tintas para micropigmentação são geralmente água destilada, glicerina e propilenoglicol. Esses solventes ajudam a diluir os pigmentos e a tornar a mistura mais fluida e fácil de aplicar. Além disso, eles ajudam a evitar que os pigmentos se aglutinem e formem grumos, o que pode comprometer a aparência final do trabalho.


Por fim, os aditivos são adicionados à mistura para melhorar a aderência dos pigmentos à pele, bem como para aumentar a estabilidade da tinta e prolongar a sua durabilidade. Entre os aditivos mais comuns utilizados na produção das tintas para micropigmentação, destacam-se a goma xantana, a carboximetilcelulose e o EDTA.


Depois de formulada, a tinta para micropigmentação deve ser armazenada em frascos fechados e protegidos da luz e do calor. É importante lembrar que as tintas para micropigmentação são produtos que devem ser utilizados com cautela e responsabilidade, seguindo as boas práticas de higiene e segurança. Por isso, é fundamental escolher produtos de qualidade e procedência confiável e seguir as recomendações do fabricante.


Comentarios


ADS Projeto Mudar.gif
bottom of page